“Manifestamente não me vou demitir”

“Manifestamente não me vou demitir”


Líder do PS assume total responsabilidade pela derrota e deixará a coligação vencedora formar governo.


António Costa assumiu esta noite a responsabilidade pela derrota do PS nas eleições legislativas, mas sem colocar o lugar à disposição. “Manifestamente não me vou demitir”, referiu o líder socialista, remetendo para os órgãos do partido a análise dos resultados e eventuais consequências. “Nunca faltarei quando for preciso e nunca estarei quando estiver a mais”, disse Costa.

O secretário-geral socialista disse que compete à coligação PSD/CDS, vencedora das eleições, formar governo. “Não viabilizaremos um governo sem ter um governo para viabilizar”, afirmou. E disse também para não contarem com o PS para formar uma “maioria do contra”, que gere ingovernabilidade. “O PS não contribuirá para maiorias negativas que criem obstáculos, nem para gerar alternativas que não sejam susceptíveis de criar alternativas credíveis de governo.”

Questionado sobre se viabilizará o Orçamento do Estado, Costa disse que essa é uma pergunta "extemporânea" e que "há muitas outras perguntas que se vão colocar até se chegar ao Orçamento do Estado".