O País de Gales está sem três pedras importantes na equipa – Leigh Halfpenny, Rhys Webb e Eli Walker – e a presença no grupo A com Inglaterra e Austrália gera apreensão mas a estreia no Mundial de râguebi não podia ter sido mais contundente. O Uruguai, claramente a equipa mais fraca do grupo, ainda deu um ar da sua graça ao chegar ao 6-0 com duas penalidades convertidas por Berchesi nos primeiros nove minutos, mas a enorme diferença entre as duas selecções não demorou muito a ser espelhada no resultado e o 54-9 final reflecte isso.
Samson Lee abriu o caminho com o primeiro de oito ensaios mas a grande figura galesa foi Cory Allen, que somou os cinco pontos aos 19, 30 e 40 minutos. Gareth Davies conseguiu dois ensaios, o último em cima do final do encontro, e ajudou a que Gales conseguisse a vitória mais gorda do Mundial até ao momento.
A chutar aos postes, Rhys Priestland assumiu a responsabilidade de Leigh Halfpenny e só falhou uma das oito tentativas de conversão.
Com este resultado, o País de Gales somou o ponto extra ofensivo e lidera o grupo A com cinco pontos, os mesmos da Inglaterra, adversária do próximo sábado.
Grupo A
Inglaterra-Fiji, 35-11
País de Gales-Uruguai, 54-9
Classificação:
1. País de Gales, 5 pontos
2. Inglaterra, 5
3. Austrália, 0
4. Fiji, 0
5. Uruguai, 0