Reino Unido, Estados Unidos, Jamaica e Nigéria são os países representados na shortlist do Man Booker Prize de 2015.
Tom McCarthy, o único da lista que já tinha sido nomeado anteriormente para o galardão, e Sunjeev Sahota são os novelistas britânicos candidatos ao prémio que distingue o que de melhor se tem feito na área da ficção, em língua inglesa.
Dos Estados Unidos da América, destaca-se a ausência da escritora Marilynne Robinson. Anne Tyler e Hanya Yanagihara foram as escritoras daquele país a serem seleccionadas para a shortlist.
Já Marlon James é o primeiro autor natural da Jamaica a ser escolhido para integrar esta fase do prémio, enquanto o nigeriano Chigozie Obioma, com 28 anos, é o mais jovem escritor na lista deste ano.
Esta é a segunda vez desde a sua criação, em 1969, que este prémio se abre a escritores de qualquer nacionalidade, desde que a versão original seja em inglês e esteja publicada no Reino Unido. Até então apenas os candidatos dos países da Commenwealth, República da Irlanda e Zimbabué podiam concorrer.
Recorde-se que este ano, pela primeira vez, um escritor de língua portuguesa foi finalista para o Man Booker International Prize. M;ia Couto foi o escolhido, mas a vitória coube ao húngaro Lázló Krasznahorkai.
Veja a lista dos seis finalistas, e as respectivas obras, ao Man Booker Prize deste ano. O vencedor será anunciado a 13 de Outubro.
"Satin Island", Tom McCarthy (Reino Unido)
"A Brief History of Seven Killings", Marlon James (Jamaica)
"A Spool of Blue Thread", Anne Tyler (EUA)
"The Year of the Runaways", Sunjeev Sahota (Reino Unido)
"A Little Life", Hanya Yanagihara (EUA)
"The Fishermen", Chigozie Obioma (Nigéria)