Invencível em Stamford Bridge para o campeonato desde 19 de Abril de 2014 (dois-um do Sunderland), o Chelsea de Mourinho perde 21 jogos depois, agora com o Crystal Palace (outro 2-1), e afunda-se na classificação, com o 14.º lugar, mais perto da despromoção que da Liga Europa.
É a quarta jornada da Premier League e o Chelsea quer dar sequência ao 3-2 sobre o West Brom. Tal não acontece, por culpa de um ordenado Crystal Palace, a equipa derrotada pelo Sporting de Jesus na final do Torneio do Cabo (África do Sul). Ao intervalo, 0-0. Na segunda parte, aos 65 minutos, o maliano Sako arrefece o ambiente com o 1-0. Acto contínuo, Mourinho substitui Falcao por Willian e é o colombiano a assinar o empate, de cabeça, após cruzamento da direita de Pedro. A normalidade, por assim dizer, volta a Stamford Bridge. Por pouco tempo.
Aos 81', o maliano Sako volta a estar no golo do Crystal com um toque subtil para o cabeceamento vitorioso de Ward, na marca de penálti. É o 2-1. Game over. "Parabéns ao Palace", diz Mourinho no flash-interview. "Foi um resultado fantástico para eles e um desempenho também muito bom. Nós não merecíamos perder, e o resultado certo deveria ter sido um empate, o que continuaria a ser mau para nós, mas o Palace tornou-nos o jogo muito difícil."
É a segunda derrota de Mourinho em casa nas duas épocas de Chelsea (2004-2006 e desde 2013) em exactos 100 jogos. Sim, este do Crystal Palace tem honras especiais. O Chelsea de Crystal desaproveita completamente. "Nós fizemos o suficiente para não perder. Tivemos boas oportunidades e um penálti enorme não assinalado com 0-0", queixa-se Mourinho. "Os meus dois centrais e o guarda-redes fizeram um jogo muito bom, mas tivemos um par de jogadores que não estiveram no jogo. Quando a equipa não é consistente e não há dez jogadores em campo num nível mínimo, torna-se difícil. Mas eu avisei antes do início da temporada que ia ser mais difícil vencer sempre contra equipa que não são candidatas ao título, porque todas elas se reforçaram com bons jogadores. A prova disso é a vitória clara do West Ham na casa do Liverpool [3-0]."
Resultados: Newcastle-Arsenal 0-1; Bournemouth-Leicester 1-1; Aston Villa-Sunderland 2-2; Chelsea-Crystal Palace 1-2; Liverpool-West Ham 0-3; City-Watford 2-0; Stoke-West Brom 0-1; Tottenham-Everton (a decorrer); Southampton-Norwich hoje; Swansea-United hoje. Classificação: 1.º, City 14 pontos; 2.º, Crystal Palace 9; 3.º, Leicester 8.