Belenenses na fase de grupos da Liga Europa

Belenenses na fase de grupos da Liga Europa


Equipa treinada por Ricardo Sá Pinto empatou em casa com o Altach e conseguiu apuramento inédito.


O golo de Tiago Caeiro apontado aos 13 minutos do jogo da primeira mão na Áustria trouxe sorte. Depois do empate desta quinta-feira no Restelo sem golos, foi precisamente esse momento que garantiu que o Belenenses conseguisse um apuramento inédito para a fase de grupos da Liga Europa – criada em 2009 para suceder à Taça UEFA.

Sexto classificado da temporada passada, o Belenenses foi obrigado a passar duas pré-eliminatórias (IFK Gotemburgo e Altach) para conseguir chegar ao sorteio da fase de grupos, onde vai partir do pote 4 e não terá, teoricamente, tarefa fácil.

A última presença do Belenenses nas competições europeias foi em 2007/08, com Jorge Jesus como treinador, numa época em que foi afastado logo na primeira ronda pelo Bayern Munique. Na altura, a equipa portuguesa perdeu na Alemanha por 1-0 e sofreu nova derrota em casa, agora por 2-0.

No play-off de apuramento para a fase de grupos, destaque para as eliminações do Steaua Bucareste (1-3 frente ao Rosenborg), Red Bull Salzburgo (3-2 no desempate por penáltis contra o Dínamo Minsk), Panathinaikos (2-2 mas eliminado pelos golos fora frente ao Gabala) e Southampton de José Fonte e Cédric Soares (1-2 frente ao Midtjylland).

O sorteio da fase de grupos é esta sexta-feira a partir do meio-dia.