Divisão no PS. Quem apoia quem


Manuel Alegre é um dos apoios de peso a Maria de Belém. Já o antigo Presidente da República, Mário Soares, diz que Sampaio da Nóvoa “é um bom candidato”.


SAMPAIO DA NÓVOA

 

{relacionados}

 

 

Mário Soares
ex-presidente da República

O pai do PS está com o reitor honorário da Universidade de Lisboa desde o início. “É um bom candidato”, disse o ex-Presidente da República ainda antes do anúncio oficial. 

Jorge Sampaio
ex-presidente da República

O outro ex-PRsocialista também integra a comissão de honra de Nóvoa e considera que esta candidatura “reage contra a crise e o desalento”.

João Cravinho 
ex-ministro e dirigente do PS

O antigo ministro do PS também foi figura presente na apresentação de candidatura de Sampaio da Nóvoa, estando ao seu lado desde cedo.

Augusto Santos Silva 
ex-ministro socialista

Santos Silva apoia Nóvoa e faz até parte da sua comissão de honra. Antes da formalização da candidatura, assumia que “o problema da notoriedade era um handicap”.

Correia de Campos
ex-ministro socialista

Outro antigo ministro do PS que está ao lado do reitor honorário.

Vítor Ramalho
dirigente do PS

Não só apoia Nóvoa desde a primeira hora como foi um dos primeiros a atacar o avanço de Maria de Belém na corrida presidencial.

Carlos César
Presidente do PS

Não declarou apoio público, até porque é presidente do PS e seguirá a orientação geral. Mas tem sido um entusiasta desta candidatura em que vê “vantagens”.

António Arnaut
Fundador do PS

Mais um histórico socialista a surgir ao lado de Nóvoa. Logo em Abril já dizia ao i que o ex–reitor seria “um excelente candidato” e que tinha “perfil para ser Presidente”.

Miguel Alves
autarca e dirigente do PS

É um dos autarcas do PS a declararem apoio a Nóvoa. Tem a particularidade de ser um dos “meninos” de António Costa, de quem foi adjunto na Câmara de Lisboa.

Duarte Cordeiro 
director de campanha de Costa

Foi o primeiro dirigente do PS a formalizar apoio a Sampaio da Nóvoa, aparecendo na apresentação da candidatura. É o homem da campanha das legislativas de Costa.

MARIA DE BELÉM

 

 

 

 

Manuel Alegre
ex-deputado do ps

Manuel Alegre é um dos apoios de peso. O ex-candidato à Presidência da República e histórico do PS acredita que é uma candidatura “vencedora”.

Francisco Assis
eurodeputado do ps

Francisco Assis rejeitou desde o início apoiar Sampaio da Nóvoa e esteve no grupo dos socialistas que promoveram uma alternativa ao ex-reitor.

Vera Jardim
dirigente do ps

“Seria uma boa candidata”, disse ao i o ex-ministro da Justiça antes de Maria de Belém avançar. Sobre Nóvoa, já disse que “não tem o perfil de um Presidente”.

José Lello
deputado do ps

José Lello quer um candidato que seja “oriundo” do PS e já declarou o seu apoio à ex--ministra, depois de ter falhado na tentativa de convencer Jaime Gama.

Alberto Martins
dirigente do ps

Foi líder parlamentar nos tempos de António José Seguro e é próximo da ex--ministra da Saúde. Ainda não se pronunciou publicamente sobre presidenciais.

Ana Gomes
eurodeputada do ps

Foi a primeira dirigente do PS a falar no nome de Maria de Belém. Numa reunião da Comissão Política, no início do ano, defendeu a candidatura da ex-ministra.

Álvaro Beleza
dirigente do ps

Beleza diz que o país precisa de uma “mãe” e está ao lado de Maria de Belém. O socialista garante que o ex–reitor não é o Presidente de que “o país vai precisar”.

Eurico Brilhante
dirigente do ps

Esteve ao lado de António José Seguro e garante que uma das vantagens de Maria de Belém é que tem “índices de notoriedade muito elevados”.

António Galamba
dirigente do ps

Foi um dos principais rostos do “segurismo” e já anunciou que na corrida presidencial vai apoiar Maria de Belém. “Em coerência com o que fui dizendo, sou apoiante.”

José Junqueiro
deputado do ps

Foi apoiante de Seguro e um dos primeiros socialistas a apoiarem Maria de Belém. “É uma candidata que o país conhece. Não aparece agora do nada”, diz.