State Grid partilha investigação em ultra-alta tensão com Universidade de Coimbra

State Grid partilha investigação em ultra-alta tensão com Universidade de Coimbra


Chineses são líderes mundiais nesta tecnologia  


 

O principal representante da State Grid Corporation of China em Portugal e director da REN, Redes Energéticas Nacionais, Wan Haibin, encontrou-se com o reitor João Carvalho e Silva da Universidade de Coimbra–e com o director do Departamento da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Carlos Antunes, a fim de partilhar a tecnologia de ultra-alta tensão no desenvolvimento energético chinês.

 

“Desenvolver tecnologia da ultra-alta tensão é um foco estratégico para o desenvolvimento energético da China”, defendeu Wan Haibin, acrescentando que esta é uma “iniciativa essencial da State Grid para acelerar a transformação do modelo de desenvolvimento das redes eléctricas”.

 

A State Grid é líder mundial nesta área a nível internacional. Recentemente, o próprio presidente da State Grid lanpou a publicação Ultra-High Voltage AC/DC Grids, considerado o mais completo texto de referência neste domínio que apresenta, de forma detalhada, a experiência prática da State Grid no desenvolvimento das redes de transmissão utilizando e tipo de tecnologia. .

 

A State Grid adquiriu 25% do capital da REN SGPS em 2012, tendo criado, em conjunto com a REN, um centro de investigação e desenvolvimento, a R&D NESTER, para promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento das novas tecnologias das redes eléctricas.