Com o avanço confirmado de Maria de Belém para a Presidência da República o i fez um onze especial com o movimento cívico que se juntou para pressionar a ex-presidente do PS a entrar na corrida. Embora sem o apoio do partido e do seu secretário-geral, António Costa, durante o mês de Agosto mais de 100 personalidades da sociedade civíl juntaram-se para impulsionar a candidatura. O urologista Joshua Ruah deu o pontapé de saída como organizador e figuras como o escritor NunoJúdice ou Simonetta Luz Afonso, grande apoiante de Costa, aceitaram a chamada. Dias depois da visita de seis promotores da petição à residência da ex-ministra de Guterres, o “sim, vou avançar” chegou por fim.
1 – Foi o urologista Joshua Ruah que tomou as rédeas da iniciativa. Exerce funções no Hospital dos Lusíadas, emLisboa, onde é coordenador da especialidade de urologia desde 2008. Do seu currículo vasto destaca-se como membro da European Board of Urology ou a sua condecoração, pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio, com a Ordem de Mérito em 2006.
2 – Foi ministro da Educação de António Guterres na mesma altura que Maria de Belém. É administrador da Fundação Gulbenkian desde Outubro de 2000. Publicou diversos livros, artigos e relatórios na área da engenharia – e também da educação –, em que é licenciado e doutorado. Foi director-geral doEnsino Superior (1976-80).É membro do Magna
Charta Universtitatum Observatory.
3 – Médica do Hospital SantaMaria, é especialista em ginecologia e obstetrícia. Dá também consultas no Hospital da Luz desde 2009. É professora de Medicina da Universidade de Lisboa. Cara conhecida da televisão, onde fala sobre temas como a sexualidade, tem também presenças regulares noutros programas. Publicou quatro livros. Leva já quase 30 anos de experiência na área.
4 – Escritor, poeta, crítico literário em jornais e ensaísta. É professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989.No ano de 1997, em Paris, é nomeado conselheiro cultural da embaixada portuguesa.Foi director, também na capital francesa, do Instituto Camões até 2004.
5 – Um dos pais do planeamento familiar em Portugal. Foi presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida até ao ano passado. Obstetra e ginecologista desde 1982 no Hospital deSanta Maria, ex-director clínico doCentro Hospitalar Norte, dá aulas de Ética na Faculdade de Medicina de Lisboa.
6 – Reitor da Universidade Nova de Lisboa (UNL) desde 2007. Foi director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
(1982-1986) na mesma faculdade. É presidente
do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas daUNL desde 1982.Tem diversos artigos científicos.
7 – Nome incontornável da rádio portuguesa e do futebol. Jornalista, comentador de rádio e de televisão, deu os primeiros passos na Emissora Nacional em 1958, onde chegou a locutor de 1.a classe em 1966.Passou pela TSF, pela RádioComercial e por muitas outras rádios. Ex-colaborador da RTP, está na TVI e na SportingTV.
8 – Uma das séxologas portuguesas mais conhecidas. Licenciada em psicologia peloInstituto Superior de Psicologia Aplicada e especializada em Sexologia Clínica pela Universidade Lusófona. Até 2005 pertenceu à equipa de aconselhamento da linha SOS Dificuldades Sexuais.Cronista e escritora, já apresentou programas sobre sexo.
9 – "Em 1982 ingressou no agora designado Grupo Amorim, como Director Financeiro; em 1987 foi nomeado Vice-Presidente do Grupo, cargo que exerceu até 2000. Em 1997, a convite do Governo, foi nomeado Presidente da Portucel. Actualmente é accionista e Presidente do Conselho de Administração da Amorim Turismo, SGSP, SA e suas Associadas".
10 – Museóloga, especializada em conservação e restauro. Étambém gestora cultural. Foi conservadora dos museus doPalácio Nacional da Pena e do Palácio deQueluz. Comissária e administradora das Exposições de Lisboa CapitalEuropeia em 1994. Em 2009, a convite do AntónioCosta, concorreu a presidente da assembleia municipal, como independente.
11 – Luís Antero Reto é reitor do ISCTE desde 2009. Foi presidente dessa instituição (2005-2009). É também professor catedrático na área de Recursos Humanos do ISCTE desde 2003.Colaborou na formação de programas curriculares de outras universidades, como a Universidade Lusófona. Psicologia, cultura organizacional ou política são algumas das áreas em que trabalha.