Die Welt
Ucrânia pode entrar em falência
O país do Leste da Europa está profundamente endividado e poderá entrar em falência técnica em breve. O diário aponta que o problema não é o Estado ucraniano não ter como pagar as dívidas, mas sim uma “questão de vontade”.
Neste momento, Kiev tem uma dívida que ascende a 19 mil milhões de dólares e parte desse valor – cerca de 500 milhões de dólares – têm de ser pagos aos credores internacionais até 23 de Setembro. Outros três mil milhões de dólares em dívidas têm de ser saldados até Dezembro, afirma o jornal.
Em Junho deste ano, a “Bloomberg” avançava que a Ucrânia poderia abrir bancarrota este mês por se recusar a pagar 19 mil milhões de dólares aos seus credores, de acordo com fontes da Goldman Sachs Group Inc.
Turquia entra na guerra contra o ISIS
Depois do atentado suicida na cidade turca de Suruç, a 10 quilómetros da fronteira com a Síria, e de outros ataques em cidades vizinhas, a Turquia autorizou pela primeira vez que a coligação internacional utilize as suas bases militares para bombardear alvos do autoproclamado Estado Islâmico no país vizinho.
Desde que o ISIS anunciou a instalação de um califado islâmico no Iraque e na Síria em Junho do ano passado, a Turquia recusava-se a participar nos esforços internacionais para travar a ameaça.
A decisão de entrar na guerra contra o ISIS poderá alterar as peças do jogo, isto apesar de o grupo jihadista não ter reivindicado o ataque de segunda-feira contra Suruç, que provocou 32 mortos, na maioria jovens turcos e curdos que se preparavam para partir para Kobane.
Tiroteio em sala de cinema do Louisiana faz três mortos, incluindo atirador
Um homem de 58 anos entrou numa sala de cinema de Lafayette, no estado norte-americano do Louisiana, na quinta-feira à noite (madrugada de sexta em Portugal), e abriu fogo contra os presentes, matando duas pessoas e ferindo outras nove antes de cometer suicídio.
Ainda não são conhecidos os motivos do ataque, que acontece três anos depois de James Holder ter entrado numa sala de cinema de Aurora, no Colorado, e abatido 12 pessoas a tiro, ferindo outras 70.
Esta semana, Holder foi declarado culpado de 24 acusações de homicídio premeditado e deverá saber em Agosto se vai ser condenado à morte ou a prisão perpétua sem hipótese de liberdade condicional.
Em entrevista à BBC, Obama pede ao Reino Unido que não abandone a UE
Numa entrevista do presidente norte-americano ao canal britânico BBC, transmitida na quinta à noite, Barack Obama disse que é imperativo que o Reino Unido continue a integrar a União Europeia para manter a sua influência mundial.
A pertença ao bloco europeu, disse o líder norte-americano, “dá-nos [aos EUA] mais confiança sobre a força desta união transatlântica”.
David Cameron continua a prometer levar a permanência na UE a referendo até ao final de 2017.
Quais são as doenças mais comuns entre os alemães?
O “Die Welt” divulga esta sexta-feira uma infografia com a distribuição de doenças na Alemanha, uma que é “gravemente desequilibrada”, variando de federação em federação e de estado em estado. A amplitude a nível de saúde é justificada pelo estado económico de cada estado/federação, aponta o jornal, sendo que investigações provam que quanto mais rica é a região, mais saudáveis são os seus habitantes. Assim, o segundo estado mais rico da Alemanha, de Baden-Württemberg, é o mais saudável do país.
A divisão à qual a Alemanha esteve submetida por mais de 28 anos também parece ter uma grande influência nestes resultados. No Leste, na antiga Alemanha Oriental, onde a taxa de desemprego é superior à do Oeste e onde há variados problemas sociais, há mais internamentos por doenças de fígado, sobretudo por consumo de álcool em excesso.
Segundo estatísticas da "Eurostat", problemas sanguíneos, doenças músculo-esqueléticas e do tecido conjuntivo e ainda vários tipos de cancro encimam a lista das doenças mais comuns na Alemanha.
Der Spiegel
Líder da CDU muda de ideias e apoia medidas de apoio à imigração
Em Setembro haverá uma reunião do partido no poder na Alemanha sobre as políticas de imigração do país, havendo rumores de que Angela Merkel vai alterar a sua postura. Prevê-se que sejam aprovadas novas medidas de apoio à integração de migrantes e refugiados no território alemão, uma postura oposta à de outros estados-membros da União Europeia, como o Reino Unido e a Hungria.
Estados Unidos estão a fornecer armas à Ucrânia?
O correspondente do jornal em Moscovo aponta a possibilidade de haver armas oriundas dos Estados Unidos nas mãos das forças ucranianas, citando uma caixa de madeira com inscrições em inglês que continha munições norte-americanas e que estava na posse de dois membros do exército ucraniano no aeroporto de Luhansk, no Leste da Ucrânia – uma das cidades na fronteira com a Rússia mais atingidas pela guerra civil que continua em marcha desde o final de 2013.
No artigo o jornalista diz que esta caixa é uma “prova imbatível” de que os ucranianos estão a receber artilharia pesada dos EUA.
Primeira vacina contra a malária está prestes a ser lançada
Após 30 anos de investigação científica, a Agência Europeia de Medicamentos deu aval a uma nova vacina financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates para combater a malária em África.
Apesar de não se prever que venha a ser comercializada na Europa para já, a aprovação desta agência era um dos requisitos para a vacina começar a ser usada no continente africano.