O Opel Karl não é um automóvel a pensar em grandes folestrias ou em personalizações por mais comezinhas que sejam. Nada disso. O automóvel que agora é a gama de entrada do construtor alemão Opel prima pela simplicidade e honestidade. É prático, confortável e, apesar do preço, até nem está nada mal equipado. É vendido apenas com uma motorização e somente com um nível de equipamento. É um low cost? Será, se por low- -cost se entender mais carro por menos dinheiro, mas já não o será se associarmos ao termo produto de pior qualidade, coisa baratuxa.
O Karl é, acima de tudo, uma escolha racional. É poder ter um automóvel de perfil essencialmente citadino, com cinco portas e cinco lugares, com 3,68 m de comprimento, uma única motorização de 999 c.c., normalmente aspirado, com 75 cv (às 6500 rpm) e 95 Nm de binário (às 4500 rpm), acoplado a uma caixa de cinco velocidades, o que lhe permite uma utilização prática quer nas ruas da cidade, quer nas estradas em redor delas, isto é, em terrenos urbanos e suburbanos, os seus lugares de eleição. Em auto-estrada também anda, embora não se espere grande desenvoltura, sobretudo a responder a acelerações e ou recuperações.
Pelas dimensões já repararam que o Karl pertence exactamente ao mesmo segmento do seu irmão Adam e, no entanto, não poderíamos estar perante duas filosofias mais distintas: com o mesmo bloco de 999 c.c. o Adam debita 115 cv de potência, devido à tecnologia turbo, mas custa, na sua versão mais barata, cerca de 15 900€ (e ninguém se fica por aqui, porque este carro é uma tentação para fazer personalizações), enquanto o Karl pode custar menos de 10 mil euros e neste segmento, 5 mil euros é muito, mas mesmo muito dinheiro. Assim, o Adam é o chic da família com toda a sua parafrenália de equipamentos de série, opcionais e pack’s (está disponível apenas com a carroçaria de 3 portas e 4 lugares, onde se englobam também Fiat 500, Mini e Nissan Juke, por exemplo) enquanto o Karl além de ser muito mais barato tem 5 portas e 5 lugares, pescando nas mesmas águas que o Suzuki Celerio, embora o Opel seja um pouco mais carro do que o seu parceiro japonês.
Como referimos, existe apenas numa única versão que vem equipada com ABS, programa electrónico de estabilidade ESP Plus, sistema de controlo de tracção TCPlus e sistema de assistência ao arranque em subidas (Hill Start Assist), seis airbags (frontais e laterais para o condutor e o passageiro, e de cortina nos lugares dianteiros e traseiros).
A nível de conforto, destaque para a direcção assistida variável de acordo com a velocidade, com modo City, que dá muito jeito quando se quer fazer manobras, já que neste modo tudo fica mais levezinho, programador de velocidade com limitador, vidros eléctricos nos lugares da frente, ar condicionado com controlo electrónico, volante forrado a couro e vidros com isolamento térmico e acústico.
No capítulo da conectividade de informação e entretenimento, disponíveis para encomenda a partir do Outono de 2015 e com entregas a partir do início de 2016, o Karl pode receber, em opção, o sistema de informação e entretenimento Intelli- Link da mais recente geração, com integração de telefone Apple CarPlay e Android Auto, juntamente com o sistema de assistência e conectividade Opel OnStar.
Para já, como opcional existe o pack Style, no valor de 450€, que engloba jantes de liga leve de 15”, faróis de nevoeiro e avisador de mudança de faixa de rodagem.
Como campanha de lançamento, a Opel oferece este pack gratuitamente. Com a entrega de um veículo para retoma recebe ainda mil euros, a mesma quantia que receberá se optar pelo financiamento da Opel Finance. Isto significa que o Opel Karl pode ser adquirido por menos de 10 mil euros. Já está disponível nos concessionários da marca.
O Karl é o carro da gama de entrada da Opel, tem cinco lugares e pode custar menos de 10 mil euros
O Opel Karl só tem uma motorização e um único nível de equipamento. É feito para quem precisa de um citadino sóbrio, prático e confortável