São igualmente bons motivos de passeio a que se juntam um ancestral património megalítico e os testemunhos das culturas romana, mudéjar e judaica que se encontram na região. Os apreciadores da natureza e das actividades ao ar livre também encontram aqui grandes atractivos: o maior lago artificial da Europa, o primeiro destino mundial de observação do céu designado pela UNESCO e uma das mais bem preservadas paisagens de costa com muitos quilómetros de praias de areia branca.
7. ENCANTOS DO LITORAL ALENTEJANO
Descubra com toda a família o encanto do litoral alentejano.
Dia 1
– Visita a Alcácer do Sal para subir ao castelo.
– Seguir ao longo da Reserva Natural do Estuário do Sado.
– Passagem pela Comporta.
– Viajar junto à costa e aproveitar para mergulhar na praia do Carvalhal ou em Melides.
– Almoço na zona.
Opte por Peixe fresco ou Marisco
– Em Santiago do Cacém, visita às ruínas romanas de Miróbriga ou ao Badoca Parque para fazer um “safari”.
– Jante na zona.
A sugestão vai para uma Caldeirada; um Ensopado de Enguias, se estiver na época, ou os pratos tradicionais de carne de porco que são as grandes apostas de Santiago do Cacém. Também as Açordas de Coentros, Poejos ou Bacalhau, bem como a Sopa de Lebre ou de Beldroegas, as Migas de Porco e a Carne de Porco à Alentejana são pratos que se podem encontrar na grande maioria dos restaurantes da região. Na doçaria o destaque vai para o Toucinho do Céu de Santiago.
Dia 2
– Viagem ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
– Aproveitar a zona para fazer um percurso pedestre ou explorar a área costeira a cavalo ou de jipe.
– Entre São Torpes e Porto Covo, viajar pelo mais bem conservado troço do litoral europeu.
– Passar por Vila Nova de Milfontes, descansar na praia de Almograve e seguir para a Zambujeira do Mar.
A cozinha típica da região tem como base o peixe e o marisco, ingredientes sempre frescos, consumidos simples e grelhados ou em pratos regionais como as Caldeiradas e Ensopados.
Destaque vai para o Ensopado de Enguias, o Arroz de Marisco, a Açorda de Marisco e a Feijoada de Búzios, as Migas com peixe frito, o Arroz de Caramujos, de Lapas, de Mexilhão ou de Marisco, a Açorda de Lapas e o Feijão com marisco. Nos pratos frios, as Saladas de Choco, de Búzio ou de Ovas. Nos doces destacam-se os “Vasquinhos”, pequenos bolos à base de amêndoa que tomam o nome do navegador aqui nascido, e as “Areias de Sines”, bolos secos de composição simples, mas sabor requintado e o Toucinho do Céu de Santiago.
{relacionados} Artigo escrito ao abrigo da parceria entre a Aptece com o Jornal i.