Schweinsteiger: do Bayern para o United

Schweinsteiger: do Bayern para o United


É o primeiro alemão de sempre no ManU, a troco de 18 milhões de euros


Bastian Schweinsteiger joga para a frente e para trás, é um impressionante todo-o-terreno. De vez em quando, vai lá à frente e acerta em cheio. Que o diga a selecção nacional, no 3.º/4.º lugares do Mundial-2006 (bis no 3-1). Que o diga o Sporting: 1-0 em Alvalade (Outubro-2006) e 7-1 em Munique (Março-2009).

Munique, Bayern. É a associação correcta. E a única possível na vida profissional de Schweinsteiger. Aos 14 anos de idade, o rapaz entra no clube e transforma-se. Faz-se homem. Jogador. Internacional. É campeão sub-17. Sub-19. Da 3.ª divisão, zona Sul, pelos bês. E da 1.ª divisão (oito vezes). Aos 30 anos, muda de ares e assina pelo Manchester United.

"O Bastian quer fazer algo diferente no final da carreira e pediu-me para satisfazer o seu desejo", justifica Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern. Em 16 anos de Bayern, o possante médio colecciona 25 títulos, incluindo três internacionais (LIga dos Campeões, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes). Agora parte para a Premier League, onde fará parte de um United à procura do título de campeão inglês que lhe foge há dois anos, algo que não sucede há dez anos (Arsenal 2004, Chelsea 2005).

É o segundo reforço de Van Gaal para 2015-16, depois do jovem holandês Memphis Depay, de 21 anos, via-PSV Eindhoven. Se este custa 27,5 milhões de euros, o alemão é mais em conta ("sò" 18 milhões). Outros pormenores: Bastian é o primeiro alemão de sempre na história do United e imita um tal Owen Hargreaves — em 2007, o inglês também troca o Bayern pelo United.