Os mercados norte-americanos seguiam esta segunda-feira a negociar em terreno negativo, depois da vitória do 'Não' no referendo grego, que obriga a reiniciar as negociações, nas quais já não participará o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, que se demitiu.
Pelas 14h50 [hora de Lisboa], o índice Dow Jones industrial seguia a recuar 0,59% para 17.625,76 pontos, ao passo que o tecnológico Nasdaq cedia 0,46% para 4.986,14 pontos, pela mesma hora.
Também o índice alargado Standard & Poor's 500 perdia 0,64% para 2.063,60 pontos.
Na Europa, as praças de referência seguiam todas em queda.
Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.
Esta segunda-feira, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise actual.
Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.
Lusa