Apple Music. O telefone quer ser o rei da rádio

Apple Music. O telefone quer ser o rei da rádio


É lançada hoje em todo o mundo a nova proposta do fabricante americano.


“Todas as formas de viver a música. Todas juntas”. É assim que a Apple apresenta o seu novo serviço, Apple Music, que é lançado hoje (às 11h de Nova Iorque, 16h em Portugal continental). Tudo com a ambição do costume. O serviço é disponibilizado com a mais recente versão do sistema operativo do iPhone: o iOS 8.4. Ou seja, à hora marcada, a actualização está disponível para download e lá dentro vem o Apple Music. A plataforma  junta à venda de música, que o fabricante americano lidera com o iTunes, um serviço de streaming e uma estação de rádio, tudo dentro de uma única app.

O objectivo é fornecer aos utilizadores o acesso a milhões de canções, servir de referência na área da música, com programas e profissionais ligados à área e fornecer uma emissão de rádio contínua, assim como aprofundar a ligação entre artistas e fãs. Os conteúdos do Apple Music vão estar, por isso, dividido em três partes: música, rádio e connect. Vamos lá ver isto então.

Música Concorrente directo face a serviços como o Spotify, esta vertente da nova proposta da Apple permite àqueles que aderirem à plataforma acederem à música da biblioteca Apple Music – recorde-se que através do iTunes, a Apple conta com um catálogo de cerca de 40 milhões de músicas. Temas, artistas e álbuns escolhidos com base naquilo que os utilizadores ouvem e nas suas preferências (os tais algoritmos), assim como últimas novidade são algumas das opções disponíveis. As músicas podem ser ouvidas em faixas, álbuns, listas ou numa combinação feita à medida do gosto do utilizador. A loja iTunes vai fazer parte do pacote Apple Music.

Rádio Los Angeles, Nova Iorque e Londres são as bases dos estúdios a partir dos quais será emitida a Beats 1, a estação de rádio do serviço, que terá emissão diária e sem interrupções, entra no ar uma hora depois da estreia comercial do Apple Music e, além das canções, vai ter programas de cultura e entrevistas.

O primeiro programa será apresentado pelo famoso locutor que estava até há muito pouco tempo na BBC Radio 1 e apresentador do MTV Rocks, Zane Lowe. Nesta emissão inaugural, Lowe entrevista o rapper Eminem. De acordo com o “The New York Times”, estão previstos outros programas, não só da autoria de profissionais da rádio mas também emissões a cargo de nomes bem mais conhecidas: Dr. Dre (o antigo dono da Beats, que dá nome à rádio), Pharrell Williams, Elton John, Drake, St. Vincent, Josh Homme, dos Queens of The Stone Age, e Jaden Smith, dos Disclosure, são alguns dos músicos que a Apple já confirmou como futuros apresentadores. A par da rádio Beats 1, a Apple anunciou ainda a reformulação das restantes estações de rádio – relacionadas com o serviço iTunes Radio, algo parecido com o Pandora, serviço muito popular nos EUA.

Connect O terceiro módulo promete ser um dos pontos fortes do novo serviço proposto pela dona do iPhone, oferecendo aos fãs a possibilidade de interagir com os seus artistas favoritos. Uma espécie de rede social mas inteiramente dedicada aos músicos e ao que estes fazem para lá dos discos que editam. Através do “Connect” será possível comentar, fazer “gosto” e partilhar o material publicado por um determinado artista. Nesta plataforma, poderão ser encontradas versões demo ainda não lançadas oficialmente, versões acústicas dos últimos hits ou um vídeo gravado em estúdio, feito pelo próprio artista (um pouco à maneira daquilo que é possível fazer com o Soundcloud). Os músicos poderão deixar frases, fotografias e o que mais quiserem, como se estivessem a fazer uso de um mural à maneira do Facebook.

Detalhes No primeiro dia de funcionamento o Apple Music deverá chegar a 100 países, incluindo Portugal, e estará disponível em todos os dispositivos Apple, nomeadamente iPhone, iPad, iPod Touch (e Apple Watch). Através do iTunes, também é possível aceder ao serviço em computadores, Mac e PC. Prometidas, para o Outono, estão as versões para o sistema operativo Android e Apple TV.

Nos primeiros três meses a utilização do Apple Music é gratuita mas Apple compromete-se a pagar royalties sobre esta utilização sem custos para o consumidor (isto depois da contestação liderada a semana passada por Taylor Swift) Depois disso, pode optar-se por dois tipos de assinatura: a individual, que deverá rondar os 9,99 euros, e a familiar, que permite o acesso até um máximo de seis pessoas e tem o valor estimado de 14,99 euros (preços a confirmar). Segundo o site da Apple, mesmo sem assinatura será possível ouvir a rádio Beats 1 e ver o que os artistas estão a publicar no “Connect”.
Sobre o anúncio do gigante tecnológico para uma nova forma de ouvir música, fica tudo por confirmar. Mas que a Apple já revolucionou uma vez a indústria da música, essa é uma certeza.