A United Airlines vai comprar cerca de 5% da Azul, a terceira maior companhia aérea do Brasil, propriedade de David Neeleman – que, em conjunto com Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro, assinou com o governo português o contrato de compra e venda de 61% da TAP.
A companhia americana United Airlines, que ganha um lugar na administração da Azul, compromete-se a investir 100 milhões de dólares empresa de aviação brasileira e traça um caminho de cooperação, incluindo code-sharing de voos, sujeito a aprovação governamental, ligação de voos em rotas entre os Estados Unidos e o Brasil e também entre outros pontos na América do Norte e na América do Sul, assim como uma participação conjunta no programa de fidelização.
A United Airlines e a United Express realizam uma média de 5000 voos diário com destino a 373 aeroportos em seis continentes. Em 2014, a United e a United Express realizaram quase dois milhões de voos e transportaram 138 mil passageiros. A United detém a rede de rotas mais abrangente, incluindo os principais hubs dos Estados Unidos em Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Nova Iorque/Newark, São Francisco e Washington, D.C. e opera mais de 700 aviões. Este ano a companhia prevê receber 34 novos aviões Boeing, incluindo o 787-9 e o 737-900ER. A companhia aérea está também a integrar 49 novos aviões Embraer E175 na United Express.