Reino Unido. Alan Johnson nomeado para liderar campanha a favor de Bruxelas

Reino Unido. Alan Johnson nomeado para liderar campanha a favor de Bruxelas


Os conhecimentos do ex-ministro sobre a Europa foram importantes na escolha da líder interina do Partido Trabalhista.


O trabalhista Alan Johnson foi designado para ser o principal responsável da campanha do partido durante o referendo sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia. A nomeação foi feita pela líder interina do Partido Trabalhista, Harriet Harman, já que o processo para a substituição de Ed Miliband decorre até dia 12 de Setembro.

De acordo com o jornal “The Guardian”, Alan Johnson recolheu consenso dentro da estrutura devido à capacidade para transmitir uma mensagem a favor da permanência do país no clube europeu, além de conseguir recuperar os eleitores que votaram UKIP nas últimas legislativas.

O antigo membro dos governos de Tony Blair e Gordon Brown afirmou que “o pedido de Harriet Harman foi convincente”, tendo revelado que “não se trata de um regresso à direcção do partido, nem a um lugar no governo sombra”. No entanto, alguns membros dos trabalhistas pretendem que a colaboração continue até à próxima campanha eleitoral para as legislativas de 2020.

O professor da London School of Economics Tim Oliver entende que se trata de “uma boa jogada por parte do partido porque Alan Johnson é respeitado em toda a política britânica”. O docente considera que “os conhecimentos que tem sobre a Europa vão convencer os sectores mais tradicionais de esquerda”. Tim Oliver explica que alguns militantes desconfiam dos temas europeus.