Está tudo em aberto para a dramática segunda-feira em Bruxelas. O Eurogrupo tem uma reunião extraordinária e haverá também uma cimeira de chefes de governo e de Estado da zona euro. E fontes comunitárias adiantaram esta tarde que o Eurogrupo está preparado para estudar planos de insolvência da Grécia se o governo de Atenas não apresentar novas propostas aos credores.
O Eurogrupo começa às duas da tarde, mas as reuniões podem prolongar-se noite dentro à procura de uma solução na 25.ª hora.
Ainda esta sexta-feira, com os levantamentos de dinheiro dos bancos gregos, o BCE aumentou a linha de emergência em menos de 3 mil milhões de euros, mas apenas para esta sexta-feira e segunda-feira. Na terça logo se verá lo que acontece, com o cenário dos bancos fecharem as portas totalmente em aberto.
A menos de duas semanas de expirar o programa de resgate ao país e da data limite para este pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, ambos a 30 de Junho, o Eurogrupo desta quinta-feira foi incapaz de chegar a um acordo que permita libertar fundos para Atenas e a situação está já num ponto em que começam a ser admitidos todos os cenários.
Notícia actualizada às 16h55.