BPI afunda mais de 6% em bolsa, com Europa toda verde

BPI afunda mais de 6% em bolsa, com Europa toda verde


No rescaldo da decisão do CaixaBank, as acções do BPI derrapam no PSI 20.


As acções do BPI seguiam a cair 6,75% no PSI20, o principal índice accionista português, depois de os catalães do caixaBank terem decidido retirar a Oferta Pública de Aquisição que tinham feito pelo banco, em Fevereiro. A CMVM suspendeu a negociação dos títulos do banco durante o dia de ontem, quando a administração do CaixaBank reuniu para decidir o que fazer, mas os investidores não estão a perdoar na sessão desta sexta-feira.

As acções do BPI seguem a valer 1,1740 euros, e estão isoladas a negociar em terreno positivo em Lisboa. As praças europeias estão, aliás, a recuperar da tensão que se viveu ontem nos mercados, com a Grécia a pesar no sentimento dos investidores. Apesar de ontem as bolsas terem fechado em terreno positivo, quando a reunião do Eurogrupo ainda não tinha acabado, a verdade é que esta sexta-feira estão a reforçar os ganhos. O PSI 20 avançava 1,74% com a Pharol (antiga PT) a disparar 9,75%, logo seuida da Semapa, que subia 5,69% e da Galp (3,92%).

O FTSE inglês avançava 0,28%, enquanto do CAC francês ganhava 0,60%. A excepção vai para a bolsa de Atenas, que escorregava 0,04%, num dia em que os bancos helénicos estão no centro das preocupações. Mais de mil milhões de euros foram retirados dos bancos gregos durante o dia de ontem, e está a estudar-se a possibilidade de as instituições não abrirem as portas na próxima segunda-feira, dia 22.

Recorde-se que a Grécia tem que pagar, até dia 30 de Junho, 1 600 milhões de euros ao FMI sob risco de entrar em incumprimento.