Tempo de paz na Europa acabou

Tempo de paz na Europa acabou


Os actuais conflitos e crises junto às fronteiras da Europa demonstram que o tempo de paz vivido no continente após o fim da Guerra Fria “já acabou”, afirmou hoje o ministro da Defesa da Polónia, Tomasz Siemoniak. O ministro falava em conferência de imprensa ao lado do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, depois de assistirem…


Os actuais conflitos e crises junto às fronteiras da Europa demonstram que o tempo de paz vivido no continente após o fim da Guerra Fria “já acabou”, afirmou hoje o ministro da Defesa da Polónia, Tomasz Siemoniak.

O ministro falava em conferência de imprensa ao lado do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, depois de assistirem ao primeiro exercício militar da nova força de reacção rápida da Aliança em Zagan, no sudoeste da Polónia.

“Depois de dezenas de anos de paz, esse período pacífico pós-Guerra Fria já acabou”, disse o ministro. Siemoniak frisou que a Europa tem de fazer mais pela sua defesa, considerando ser tarefa de todos os governantes europeus “convencer a opinião pública de que tem de estar disposta a fazer mais, antes que seja tarde demais”.