As empresas multinacionais da Ásia tornaram-se os maiores investidores do mundo, ultrapassando a América do Norte e a Europa, indica um estudo da ONU citado esta quinta-feira na imprensa oficial chinesa.
Os Estados Unidos da América continuam no primeiro lugar, mas os três lugares seguintes são ocupados por Hong Kong, China Continental e Japão.
Singapura integra também a lista dos dez maiores investidores mundiais apurada pela Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), refere o jornal “China Daily”.
No conjunto, em 2014, as multinacionais daquelas quatro economias asiáticas investiram 440.000 milhões de dólares – mais de o dobro do Produto Interno Bruto português.
Entre os países europeus, a Alemanha aparece em primeiro lugar, com 112.000 milhões de dólares, seguida da França e Holanda.
Rússia e Canadá fazem igualmente parte dos dez mais, com 56.000 milhões de dólares e 53.000 milhões de dólares, respectivamente.
Segundo a mesma fonte, em 2014, o investimento das multinacionais norte-americanas somou 337.000 milhões de dólares – mais do que a China Continental e o Japão juntos, que são a segunda e terceira economias do planeta.
Lusa