Vitória. Depois da águia, o treinador

Vitória. Depois da águia, o treinador


Vieira sempre quis o treinador do Vitória. E Marco Silva andou aí…


Há nomes e mais nomes. Há tempos e tempos. O futuro de Jesus não passa pelo Benfica. E nem a conquista do segundo título de campeão nacional seguido dá alento a Luís Filipe Vieira. O presidente procura um sucessor. O primeiro nome da lista é Rui Vitória. Há quem sugira MarcoSilva, mas não, Vieira não quer o do Sporting. E sim o do Vitória. Questões de feitio. De um e de outro.

Aos 45 anos de idade, Rui Vitória está em Guimarães desde Setembro de 2011.Em quatro anos faz oito equipas. Cheias de miúdos. Oito equipas? Em quatro anos? Sim senhor. Mal a janela se abre (a do mercado), o Vitória liberta gente. Um exemplo? Fácil: Hernâni para o FCP, em Janeiro último. Mas há mais.Só que o espaço é curto e temos de escrever sobre os méritos de Rui Vitória. Como este aqui: único treinador a travar os três grandes em casa na presente época.
Ah pois é. O Vitória rouba dois pontos ao Porto (1-1), três ao Sporting (3-0) e outros dois ao Benfica (0-0). No fim, o Vitória acaba o campeonato em quinto lugar, a melhor classificação desde 2002-03, e apura-se para a Liga Europa. Vai Rui Vitória arriscar uma quinta época na Cidade-Berço? Não, não nos parece. O vilafranquense está mais para cá do que para lá. O cá é Lisboa, o lá é Guimarães.

E se Jesus regressa aoSporting, onde joga em 1975-76, o mesmo se pode dizer de Rui Vitória em relação ao Benfica. Durante duas épocas, de 2004 a 2006, é vê-lo ali a dar o litro pelos juniores.

Na primeira época acaricia o título de campeão. Acaba à frente doSporting por um ponto na primeira fase e só precisa de um empate com o leão em Odivelas (casa emprestada), na última jornada da fase final. É um sábado, 25 de Junho de 2005. O Benfica de Trapattoni fora já campeão nacional (pela primeira vez ao fim de 11 anos) e perdera a final da Taça de Portugal para o Vitória de Setúbal. Toda a comunidade benfiquista sonha com o título nos juniores, uma espécie de dois em um.

O Benfica sai para o intervalo a ganhar por 1-0. Até aos 80 minutos, oresultado mantém-se assim.Depois é que são elas: Miguel Veloso, Diogo Tavares, Yannick e Caiado.Acaba 4-1 para Paulo Bento, oSporting é o campeão. Também o seria na época seguinte, quando o Benfica de Vitória falha o apuramento para a fase final.Culpa do Estoril de José Martins.
Ao Benfica segue-se o Fátima (e duas subidas de divisão, ambas da 2.a B para a 2.a, em 2007 e 2009). Depois é o Paços.Finalmente o Vitória. Fim de ciclo em Guimarães. Vem aí o Benfica. É a vitória do homem da formação? Só se a abelha da vingança não picar Vieira. Se atacar, esquecem-se os feitios e avança Marco.