A eurodeputada socialista, Maria João Rodrigues, recebeu o economista Thomas Picketty no Parlamento Europeu. O francês foi o principal orador do Fórum "Economia Progressista" que se realizou em Bruxelas.
No encontro realizado entre o grupo parlamentar do Partido Socialista e Democrata, o economista falou sobre o aumento das desigualdades sociais, a globalização e as políticas fiscais e monetárias dos Estados-Membros. Thomas Picketty considera que as desigualdades serão reduzidas quando houver uma alteração progressiva da carga fiscal. No seu entendimento devia haver maior coordenação da política fiscal de impostos na zona euro para ser possível realizar mais investimentos na saúde e educação.
A eurodeputada afirmou ao i que ficou "satisfeita porque as visões de Thomas Picketty coincidem com as nossas prioridades". Maria João Rodrigues revela que os socialistas europeus pretendem alterar as políticas fiscais na Europa, acabarem com a concorrência fiscal, os paraísos fiscais e adoptar um plano europeu de investimento. A última medida visa reformar a zona euro para adoptar um orçamento.
A situação na Grécia também foi abordada na reunião. Maria João Rodrigues e Thomas Picketty são favoráveis à manutenção do país na zona euro porque uma saída enfraquece politicamente os restantes Estados-Membros.
A socialista garantiu que a colaboração entre o grupo parlamentar e o economista vai continuar e que as "recomendações traduzir-se-ão em várias alterações legislativas nas áreas dos impostos e fiscalidade".