Tony Blair nomeado para combater o antissemitismo na Europa

Tony Blair nomeado para combater o antissemitismo na Europa


O antigo chefe de governo tinha acabado de concluir o seu trabalho como enviado especial da União Europeia para o Médio Oriente.


O antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, foi nomeado responsável máximo do Conselho Europeu da Tolerância e Reconciliação (ECTR). A organização europeia tem como missão combater o racismo, o antissemitismo e a xenofobia. Tony Blair sucede ao antigo presidente da Polónia, Aleksander Kwasniewski, na liderança de uma entidade que conta com a colaboração de José Maria Aznar.

Num comunicado, o antigo enviado especial da União Europeia para o Médio Oriente mostrou satisfação pela nomeação do presidente Moshe Kantor. Tony Blair disse que "o trabalho que temos pela frente é crucial porque ainda existem injustiças, discriminações e formas de violência no continente", tendo acrescentado que "os sinais de extremismo e antissemitismo provocados por algumas forças nacionalistas ameaçam os valores da liberdade, igualdade e desejo de paz".

O presidente do ECTR, Moshe Kantor, justificou a escolha devido à intervenção do antigo chefe de governo em vários conflitos internacionais, bem como nas catástrofes humanitárias da Serra Leoa e Kosovo. O responsável da entidade europeia enalteceu o trabalho realizado que contribuiu para o desenvolvimento das populações.