Ibrox Stadium, Glasgow. Três anos depois, o Rangers está perto de regressar à Premiership escocesa. Começa esta noite a final do playoff, com o Motherwell, que define qual dos clubes consegue a promoção. Se for o Rangers, significará o culminar de uma caminhada desde as profundezas:o clube mais titulado do país (54, contra 46 do rival Celtic) desceu ao quarto escalão em 2012, devido a problemas financeiros.
Para além da sua importância futebolística, o Rangers-Motherwell está cheio de pequenas curiosidades. A começar pelo treinador Stuart McCall. Antigo jogador do Rangers (entre 1991 a 1998), treinou o Motherwell nos últimos quatro anos. Saiu em Novembro e assumiu o cargo no Ibrox em Março. Ou seja, já orientou esta época o seu adversário no playoff. Melhor inside information que esta seria difícil.
Depois, no meio-campo, haverá um duelo de irmãos:Nicky Law pelo Rangers e Josh Law pelo Motherwell. Há dias em que ser pai pode tornar-se a tarefa mais complicada do mundo. Falta ainda falar de Scott McDonald. O avançado australiano do Motherwell foi o protagonista do mais emocionante final da liga, há dez anos, num dia que ficou conhecido como “Helicopter Sunday”. Já vai perceber porquê. Olíder Celtic partiu para a última jornada com dois pontos de vantagem e jogava no Fir Park, estádio do Motherwell. ORangers, já com poucas esperanças, deslocou-se ao terreno do Hibernian. Ao minuto 88, os favoritos venciam por 1-0. Ohelicóptero que levava o troféu da liga escocesa já se encaminhava para o Fir Park, onde seria entregue ao Celtic.
Só que McDonald fez o empate e, para não deixar dúvidas, ainda marcou o 2-1 nos instantes finais do encontro. Opiloto teve de fazer meia-volta e levar a taça para Edimburgo. ORangers era o campeão de 2004/05, num dia que o futebol escocês nunca esquecerá.
Esta noite os adeptos azuis podem começar a sonhar com o regresso ao escalão principal. A equipa de McCall acabou o campeonato no 3.º lugar com 67 pontos, a 24 do primeiro (Hearts, 91). Depois afastou o Queen of the South (2-1 e 1-1) e o Hibernian (2-0 e 0-1), 4.º e 2.º classificados, nas rondas anteriores do playoff. O Motherwell terminou a época no penúltimo lugar da divisão principal e agora terá de lutar com o Rangers para se manter na Premiership.
“A parte emocionante é que talvez a equipa não previsse ir jogar num Ibrox esgotado. Isso vai ser tremendo”, admitiu o treinador Stuart McCall. Domingo joga-se a segunda mão no Fir Park. Será que McDonald, agora com 31 anos, pode transformar o sonho de há uma década num pesadelo para o Rangers de hoje?