Um jantar de apresentação de um restaurante é um momento único para colarmos um sorriso na cara e nos sentarmos ao lado de figuras majestosas como Rui Sinel de Cordes sem perceber que se trata de Rui Sinel de Cordes. Ainda bem, não fosse faltar-nos o apetite se estivéssemos atentos a tão estonteantes piadas.
À nossa frente apresenta-se Horácio Valentim, um chefe de sushi ao domicílio com um negócio próprio de catering, o “Chef À Casa”. De repente percebemos que estamos não na mesa de imprensa, mas na mesa dos VIP, onde Miguel Ângelo, dos Delfins, já ataca o pão de cerveja, bacon e malagueta (2,5 euros) e os potes de queijo em azeite (ao mesmo preço, embora desta vez seja tudo de graça).
Tarde de mais para mudar de lugar e só pomos o sorriso no bolso para nos lançarmos às chicken wings que já aparecem na mesa para aguçar o apetite. Antes disso, a Gin Lovers, que tem uma parceria com esta Le Moustache Smokery, já tinha dado um ar da graça da sua carta, bastante recheada por sinal, com gins que rondam os 12 euros e que se recomendam. Estes senhores, sim, sabem o que estão a pôr dentro do copo.
Voltando ao sorriso… Horácio Valentim? Esse nome é-me familiar. “Ah então foi você que se enganou no meu número num artigo. Trocou o 96 por 91, isso não me deu jeito nenhum. Não há maneira de voltarmos a fazer outro artigo para emendar isso?” Horácio, estamos aqui para experimentar a Le Moustache Smokery, mas deixamos o seu número para quem no meio destas linhas sentir vontade de sushi ao domicílio (“para duas ou até 200 pessoas”, diz o cartão): 96 96 347 68.
“Ainda por cima você escreveu que eu não gosto de acordar cedo. Isso deu péssimo aspecto. Insultei muito essa pessoa na altura, mas pensei que se chamasse Margarida.”
Posso ser Margarida, sim. E uff, a comida já aí vem e é a altura de falarmos do bigode do momento. Daniel Cardoso já tinha dado nas vistas no programa Masterchef, mas volta aqui à lida dos tachos (até há candeeiros feitos de panelas) para o recém-inaugurado restaurante “Le Moustache Smokery”, com um logótipo a condizer com o seu bigode.
Tudo começou como um projecto de chefe ao domicílio, o Le Moustache – Eat Like a Sir, em 2013, que consistia em cozinhar na casa de clientes privados e em eventos de empresas. Com compras incluídas e loiça lavada no fim.
O projecto, que ainda hoje continua, ganhou outra dimensão depois de Daniel participar no programa de TV Masterchef. “Vi no ‘MasterChef’ uma oportunidade de aprender para o projecto, coisa que de facto aconteceu. Foi uma experiência muito interessante e que modificou a minha cozinha, para melhor”, dizia-nos na altura.
No programa foi eliminado perto do fim, mas não desistiu e, com três “amigos de infância”, como os apresenta no restaurante, decidiu abrir um espaço em plena Praça das Flores.
O restaurante seguiu um modelo pouco comum de financiamento. A inauguração estava prevista para o início de Abril, e enquanto isso, Daniel abriu um processo de crowdfunding de cinco mil euros para recuperar a cozinha, nomeadamente o fogão e o forno que não estavam a funcionar, e adquirir fornos novos para o tipo de gastronomia que pensava praticar.
Agora está tudo a postos e já cheira a lenha. Estamos numa smokery e isso quer dizer que aqui o que é servido é fumado com madeira de vários sabores. E que cheirinho.
A carta do espaço, que abriu no primeiro dia de Rota das Tapas para não ficar excluído do evento (já agora, com um pequeno lombo de vaca com gamba, enrolado em presunto e compota de figo picante), é de fazer crescer água na boca e de fazer esquecer qualquer sushi. Há “chicken wings gangnam style”, com uma influência asiática (4,50 euros), uma minibifana no caco (de porco com pimentão e e molho Worcestershire, limão e chili, por 4 euros) ou um miniatum braseado, também no caco (5 euros).
As carnes custam 10, 95 euros, o que inclui um corte e dois acompanhamentos, ou três cortes, por 14,95 euros. Para escolher há piano de porco com molho barbecue, salsicha com funcho, a bifana especial no prato, pastrami (uma carne também especial, curada com pimenta e coentro em grão) e schnitzel (frango panado com salva).
Praça das Flores, 44, 45, Lisboa. De segunda a domingo, das 10h00 às 00h00; quinta a sábado, das 10h00 às 2h00