Cameron. “Acredito que estamos à beira de algo grandioso”

Cameron. “Acredito que estamos à beira de algo grandioso”


David Cameron falou depois de ter sido recebido pela rainha Isabel II.


Depois daquilo a que os media britânicos chamam de “uma extraordinária” noite de votos, David Cameron garantiu que vai levar em frente o referendo sobre a presença do Reino Unido na União Europeia. E recordou as promessas eleitorais que, agora reconduzido no cargo, poderá cumprir: mais atenção às creches e jardins de infância, baixa de impostos, construção de casas e a criação de mais postos de trabalho.

O líder dos ‘Tories’ já foi recebido pela rainha Isabel II, no Palácio de Buckingham, onde foi reconduzido no cargo depois de uma noite surpreendente. É que até ao dia de ontem todas as sondagens colocavam o partido trabalhista, liderado por Ed Milliband, taco-a-taco com o partido conservador. Cameron conseguiu o feito de ser o segundo primeiro-ministro da história britânica a aumentar a maioria enquanto ainda ocupava o cargo. A primeira a consegui-lo foi Margareth Tatcher.

Há 23 anos que os conservadores não conquistavam uma maioria absoluta.

Cameron afirmou, à porta do número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico, que está “orgulhoso” do resultado alcançado esta noite. Recorde-se que até agora Cameron liderava um governo de coligação entre ‘Tories’ e liberais-democratas. O até agora vice-primeiro-ministro do Governo cessante, Nick Clegg, afirmou que “os resultados foram esmagadores”.

Tanto Clegg como o líder do partido trabalhista (Labour), Ed Miliband, demitiram-se das lideranças dos partidos, após a derrota esmagadora desta quinta-feira, 7 de Maio. Milliband assumiu “a responsabilidade total e absoluta pela derrota”, a mais pesada desde 1987, e anunciou que Harriet Harman, vice-presidente do partido, assumirá a liderança.

Já o Partido Nacionalista Escocês (SNP) conquistou 56 dos 59 lugares da Câmara dos Comuns reservados à Escócia e congratularam-se via Twitter.  “Parabéns aos nossos 56 deputados e obrigado a todos aqueles que depositaram a sua fé no SNP”, lê-se na página oficial do partido no Twitter.

David Cameron também já se manifestou nas redes sociais, nomeadamente através da sua conta oficial do Twitter.