Sporting. Todos merecem um fim-de-semana emocionante

Sporting. Todos merecem um fim-de-semana emocionante


Três anos depois da última presença na UEFA Futsal Cup Finals, em Lérida, o clube de Alvalade não quer voltar a ficar no último lugar.


Domingo o país vai parar para assistir ao Benfica-FC Porto. É certinho e dificilmente o conseguiremos convencer a entreter-se com outro jogo, ou modalidade. Mas vamos tentar e, caso seja adepto do Sporting, ou aguente a emoção de ver dois jogos em simultâneo, ou de empreitada, esperamos ter sucesso. Tudo isto para dar o pontapé de saída na UEFA Futsal Cup Finals, cujas meias-finais são disputadas hoje. Depois de um interregno de dois anos sem uma presença portuguesa, o Sporting corrigiu a situação, preparando-se para discutir o acesso à final contra o campeão em título.

Lisboa recebe a prova pela terceira vez, depois de acolher as edições de 2002 e 2010, esta última coroada com uma vitória do Benfica, a única de um clube português na competição. Se ainda não comprou bilhete, pode esquecer, já que os mais de 10 500 ingressos voaram em 20 dias. Para chegar a esta fase, o Sporting, como campeão português, apenas integrou a prova na ronda de elite, onde estavam presentes 12 equipas. E não fez a coisa por menos, com um apuramento perfeito, com três vitórias em outros tantos jogos. Num grupo com o Varna, da Bulgária, o Charleroi, vencedor da prova em 2005, e o Inter, campeão espanhol, onde actuam Ricardinho e Cardinal, e equipa mais condecorada da prova com vitórias em 2004, 2006 e 2009. O Varna foi presenteado com um 8-2, o Charleroi com um 5-3, e o Inter com um 1-0.

Das restantes três equipas que chegaram à Final Four, apenas o Dínamo Moscovo teve de disputar a fase principal, com seis grupos, onde se apuravam os dois primeiros de cada. Os russos venceram o seu e, ao chegarem à ronda de elite, foram considerados cabeças-de-série, juntamente com Sporting, Barcelona e Kairat. Estas quatro equipas foram precisamente aquelas que venceram os seus grupos, acabando por se apurar para as finais da Meo Arena. As quatro equipas chegam a Lisboa invictas, mas hoje duas vão conhecer o sabor da derrota pela primeira vez

Paulo Futre é o embaixador da UEFA Futsal Cup Finals e, não tivesse sido ele um craque do futebol de 11, relembrou que embora a final se dispute em dia de clássico, o tal Benfica-FC Porto, vai ser “super interessante” e com um impacto a nível mundial. Mas a final é apenas no domingo, sendo que as meias-finais se disputam hoje. O primeiro jogo, entre o Dínamo Moscovo, finalista vencido da prova há três anos consecutivos, e o Kairat, do Cazaquistão, disputa-se às 19h00. Depois é a vez do Sporting e Barcelona entrarem em campo, às 21h30.

Sábado não há nada para ninguém, mas no dia seguinte, domingo, serão disputados o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e a final. O último lugar do pódio será discutido às 15h00 e o jogo decisivo às 17h00, onde o Sporting espera marcar presença e vingar a final perdida em 2011, para os italianos do Montesilvano. Hoje não há desculpas para ignorar o futsal. Domingo, a ver vamos.

TV
Sporting-Barcelona, 21h30, Eurosport2