O canal Univisión tornou-se o primeiro canal em castelhano a liderar a audiência na televisão nos Estados Unidos, um marco que está a ser visto como uma demonstração da crescente importância dos hispânicos naquele país.
A Univisión já era a rede de televisão de língua espanhola mais vista nos Estados Unidos, mas em julho liderou as audiências no horário nobre (entre as 20:00 e as 23:00) e nas faixas etárias dos 18 aos 36 anos e entre os 18 e os 49 anos – as mais cobiçadas pelos anunciantes. Segundo dados preliminares da Nielsen, citados pela BBC Mundo, o canal espanhol ultrapassou, simultaneamente, a Fox, NBC, CBS e ABC.
O canal espanhol já havia batido uma destas quatro grandes redes, mas esta é a primeira vez que superou todas ao mesmo tempo.
Em comunicado enviado à BBC, o presidente da Univisión Networks, César Conde, considerou que este resultado demonstra “a crescente importância dos hispânicos nos Estados Unidos”.
Apesar deste resultado em julho, a Univisión mantém-se como o quinto canal com mais audiência nos Estados Unidos desde setembro do ano passado.
Segundo a BBC, o sucesso deste canal funciona como um alerta para as principais redes norte-americanas, num país onde os hispânicos representam 16% da população, uma percentagem que pode duplicar nas próximas décadas.
“Seria importante refletir mais na sua programação a experiência latina. Assim como qualquer outro grupo, os hispânicos querem ver-se refletidos na televisão. Enquanto os canais americanos não mudarem, a Univisión triunfará”, disse à BBC Mundo Alex Nogales, diretor da Coligação Nacional Hispânica para os Meios de Comunicação.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa