Um desportivo que alia a emoção e a razão


A BMW tem vindo a completar a sua gama de forma a ter sempre uma resposta para as necessidades dos seus clientes e os novos série 4 são mais uma dessas opções. O caso que pudemos testar mais recentemente, o 435d xDrive Auto, junta no mesmo carro a versatilidade de um carro de aspecto e…


A BMW tem vindo a completar a sua gama de forma a ter sempre uma resposta para as necessidades dos seus clientes e os novos série 4 são mais uma dessas opções. O caso que pudemos testar mais recentemente, o 435d xDrive Auto, junta no mesmo carro a versatilidade de um carro de aspecto e performances desportivas com o conforto de uma berlina.

Este desportivo de apenas duas portas, que “nasce”a partir do anterior série 3 coupé, inclui-se numa nova gama autónoma, que tem ainda o 4 Cabrio e o 4 Gran Coupé, e que chegou este ano ao mercado nacional. São 4,63 metros de comprimento que lhe dão uma dimensão própria entre a berlina tradicional e um conceito mais desportivo. Este seu lado está mais realçado, porque o carro é mais baixo e ligeiramente mais largo. Os air breather, ou simplesmente saídas de ar nos guarda-lamas dianteiros reforçam a sua dinâmica.

Apesar do espaço interior só a baixa altura ao solo dificulta um pouco o acesso ao carro. Afinal, este série 4 é mais desportivo do que berlina. mas mesmo assim, o acesso aos bancos traseiros, e mesmo com duas portas, é fácil.

Sentados ao volante de um carro com o conhecido motor diesel de 3L de cilindrada e 313 cavalos, construído em alumínio, sabemos que potência não vai faltar. Logo nos primeiros quilómetros impressiona o equilíbrio entre a performance deste coupé, que se agarra à estrada como um desportivo, mas sem ser duro. O conforto a bordo é agradável e permite fazer deslocações tranquilas no dia-a-dia, viagens ou puxar um pouco mais pelo seu lado negro quando o condutor quiser mais emoção atrás do volante. E isso, este 435d dificilmente negará.

A aerodinâmica trabalhada e fluida ajuda a que o modelo seja ainda mais silencioso. O isolamento é o habitual na marca, mas o barulho aerodinâmico parece ser ainda menos que o costume, ouvindo-se apenas o rolamento.

A caixa acoplada é a xDrive de oito velocidades, muito rápida e precisa em modo automático e muito divertida em modo manual. O modos de condução Sport faz crescer o carácter desportivo do carro, bastando carregar no botão para se ouvir o motor cantar de outra forma e o acelerador ganhar outra sensibilidade, sendo muito fácil ultrapassar os limites de velocidade legais, porque os do carro estão claramente mais longe. Por outro lado, o modo eco apela à economia e permite baixar consideravelmente os consumos. No teste efectuado ficámos na casa dos 7L, mas a marca promete valores de 5,6L em percursos mistos, com emissões de CO2 de 146 g/km.

O Série 4 tem três linhas de equipamento, a Sport, a Modern e a Luxury, sendo depois possível adicionar vários packs de equipamento, que depois fazem variar o preço final do carro. O pack da divisão M, a famosa divisão da BMW, dá a este coupé, não só uma imagem mais desportiva, como um comportamento mais dinâmico e a unidade que testámos trazia este lado M: jantes de liga leve M de raios duplos de 18 polegadas e pneus mistos, o pack aerodinâmico com entradas de ar alargadas à frente, embaladeiras com novo rebordo e pára-choques traseiro com difusor. Por dentro traz bandos com mais apoio lateral, o volante multifunções em pele. Em termos dinâmicos, acrescenta o botão Sport+, que aumenta a agilidade do carro, mas que também desliga as ajudas electrónicas. No fim, este 435d chega aos 250 km/h e faz 4,7 km/h dos 0 aos 100 km/h, tendo uma autonomia anunciada de 1056 kms.

O preço chega quase aos 73 mil euros, dependendo dos packs escolhidos.