13/12/19
 
 
DGS aconselha crianças e idosos a ficarem em casa de janelas fechadas

DGS aconselha crianças e idosos a ficarem em casa de janelas fechadas

Jornal i 15/02/2017 17:22

A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou esta tarde uma série de recomendações acerca da nuvem tóxica que se formou após o incêndio na fábrica da Sapec, em Setúbal.

“As crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos e do foro cardiovascular são também aconselhados a permanecer no interior dos edifícios com janelas fechadas. A partir de agora e até amanhã de manhã”, afirmou Francisco George em conferência de imprensa, esta quarta-feira.

“Há aqui que evitar a permanência no exterior ou fazer esforços ao ar livre. Evitar que a respiração fique acelerada. Há que evitar que esse esforço não dê origem a respiração mais rápida”, acrescentou, desaconselhando assim a prático de exercício físico ao ar livre.

As recomendações surgem depois de já ontem a DGS ter garantido de que não haveria perigo de intoxicação e que os níveis de dióxido de enxofre, o fumo tóxico, já estavam dentro dos valores de referência.

Já esta manhã, a responsável pela divisão de Saúde Ambiental da DGS, explicou ao i que os níveis de enxofre nas imediações não foram muito elevados e que não foram também registadas consequências de saúde de maior entre civis. Ainda assim, cinco bombeiros tiveram de ser hospitalizados devido à inalação de fumo e queimaduras.

Apesar de já estar controlado, o fogo não estará ainda extinto, e enxofre continua em combustão. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×