11/12/19
 
 
Diogo Almeida Alves. “Desafio é a palavra que define uma startup”

Diogo Almeida Alves. “Desafio é a palavra que define uma startup”

Catarina Correia Rocha 13/05/2015 09:42

O i esteve à conversa com Diogo Almeida Alves, empreendedor que trabalhou em oito países de quatro continentes.

Tive uma ideia. E agora? Uma ideia só se pode transformar numa boa ideia quando se inicia um processo de validação. Este processo começa com a descoberta de quem são os potenciais segmentos de clientes ou utilizadores do negócio, e a forma de chegar aos mesmos depende muito do tipo de negócio em si.

E a equipa? Dependendo do negócio, muitas vezes, a importância da equipa sobrepõe-se à ideia em si. Idealmente deve ser constituída por fundadores que consigam cobrir as principais áreas da startup. Na realidade, um dos maiores desafios é o recrutamento e a atracção de talento.

O que é mais desafiante? Começar uma startup ou desenvolvê-la? O desafio está sempre presente devido à construção de algo novo, altamente incerto e com restrições ao nível de recursos financeiros e humanos. Diria que o desafio de começar é diferente do desafio de escalar. A palavra “desafio” é realmente o que define uma startup.

Devo informar-me do que já existe na minha área? É essencial haver um estudo constante do mercado e da concorrência, não apenas quando se começa, mas também ao longo do desenvolvimento. O mundo é cada vez mais global e o espírito empreendedor e o número de startups cresceram.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×