22/4/19
 
 
Conhece o conceito de programação biológica?

Conhece o conceito de programação biológica?

10/10/2013 00:00
No futuro será possível programar moléculas complexas de uma forma comparável à programação informática, controlando e prevendo os seus comportamentos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington anunciou recentemente ter concebido e testado, com sucesso, uma linguagem de programação que pode permitir orientar a montagem de moléculas de DNA sintético num circuito concebido para desempenhar tarefas, de forma semelhante à de um programador que escreve código para enviar comandos a um computador.

"Em vez de pensar nisto como uma linguagem descritiva, que permite compreender a química, (...) vamos criar uma linguagem prescritiva que permita programar alguma coisa", referiu Georg Seeling, professor-assistente de engenharia eléctrica e ciência da computação.

As implicações futuras poderão ser imensas: a título de exemplo, poderá vir a ser possível desenhar e montar DNA para exercer funções específicas. Seeling imagina as moléculas programadas a actuarem como sensores embutidos dentro de células, capazes de responder a alterações nas suas condições. Em situações onde fossem detectadas anomalias numa célula, por exemplo, os sistemas de DNA poderiam ser instruídos a actuarem de uma determinada forma.

Seelig sugere, a título de exemplo, que os sistemas de DNA poderiam ser instruídos para libertar uma droga de X em X horas, ou em resposta a uma anormalidade detectada numa célula. "As células fazem isso a toda a hora. Elas sentem o seu ambiente, elas respondem a isso".

*Telemoveis.com

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×