Montenegro falou ao telefone com Zelensky e reiterou apoio de Portugal

Montenegro falou ao telefone com Zelensky e reiterou apoio de Portugal


Segundo o Governo, “este telefonema reflete o compromisso de Portugal em continuar a apoiar a Ucrânia nas suas necessidades urgentes e a promover a estabilidade global”.


O primeiro-ministro falou ao telefone, esta quarta-feira, com o Presidente da Ucrânia, para reiterar o “firme apoio” de Portugal em todas as frente.

A chamada ocorreu a propósito aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, assinalado no dia 23 de fevereiro.

Luís Montenegro aproveitou a conversa com Volodymyr Zelensky para agradecer ao povo ucraniano pelo seu papel crucial na defesa dos valores europeus, reforçando o compromisso com uma “paz justa e duradoura”, que passa por assegurar “garantias efetivas de segurança para a Ucrânia”, com o envolvimento ativo da Europa e dos parceiros transatlânticos.

“Este telefonema reflete o compromisso de Portugal em continuar a apoiar a Ucrânia nas suas necessidades urgentes e a promover a estabilidade global”, destaca o Governo, num comunicado.

Sublinhe-se que estava previsto que o primeiro-ministro participasse no passado dia 23 de fevereiro na cimeira de líderes internacionais em Kiev, por videoconferência, mas tal não foi possível devido a dificuldades técnicas.

Assim, Luís Montenegro enviou uma mensagem por escrito aos participantes do encontro, na qual sublinhou que a “força e independência” da Ucrânia são fundamentais para garantir a “estabilidade e segurança da Europa e da zona transatlântica”.