Papa Francisco não conduzirá orações dominicais pela segunda semana

Papa Francisco não conduzirá orações dominicais pela segunda semana


Apesar de não estar presente, o texto da sua reflexão tornar-se-á público, como ocorreu no domingo passado.


O Papa Francisco, de 88 anos, está hospitalizado desde a passada sexta-feira com uma pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma. 

No relatório médico divulgado na quarta-feira, o Vaticano disse que este se encontrava «estável» e apresentava «uma ligeira melhoria, sobretudo nos índices inflamatórios», após terem avisado a imprensa para o quadro «complexo» do bispo de Roma. 

Fontes do Vaticano afirmaram ainda que, apesar da doença, o Papa mantém-se de «bom humor», informado e tem tentado trabalhar: lê e assina documentos, escreve e conversa com os seus colaboradores. Chegou mesmo a receber a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, «com quem conversou de forma privada por 20 minutos». 

No entanto, não há previsão sobre a sua alta hospitalar. Por isso, a sua agenda mantém-se em branco para as próximas semanas e vai estar ausente nas celebrações do Jubileu dos Diáconos, este fim de semana, por recomendações médicas de «repouso absoluto».

Segundo o Vatican News, com a hospitalização de Francisco no Policlínico Gemelli – dando continuidade assim às precauções adotadas como explicado na sexta-feira pela equipa médica que o assiste – os compromissos previstos para amanhã «seguirão o mesmo procedimento da semana precedente».

Por isso, informa a Sala de Imprensa do Vaticano — que nesta manhã informou via Telegram que o Papa ‘descansou bem’ — Francisco não conduzirá a oração do Angelus ao meio-dia. No entanto, o texto da sua reflexão tornar-se-á público, como ocorreu no domingo passado. O celebrante será o arcebispo Rino Fisichella que lerá o texto de Francisco.