Os campeonatos mundiais de Agility e o Open Europeu da modalidade vão decorrer em julho, durante três semanas, em Abrantes (Santarém). São esperados cerca de 2.500 cães concorrentes e seis mil acompanhantes oriundos de 48 países.
“São quatro das cinco provas mais importantes que existem a nível mundial e vão ocorrer cá, com o Campeonato Mundial Júnior e Sénior no mesmo fim de semana, depois o Open Europeu, e o Campeonato Mundial de Border Collie, na semana a seguir”, revela esta quinta-feira o Clube Cinófilo do Alentejo (CCA), entidade organizadora.
O Agility é um desporto competitivo que se caracteriza por ser uma prova de destreza canina em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.
O presidente do CCA apontou a um “momento único” para a modalidade em Portugal, tendo feito notar a dinâmica económica associada e as dificuldades de logística, nomeadamente de alojamento, para milhares de pessoas em Abrantes e região envolvente, em pleno mês de verão.
Nessa altura, Ezequiel Sousa perspetiva que “irá fazer-se um movimento acima dos dois milhões de euros (ME) na zona de Abrantes, e nos concelhos limítrofes poderá alcançar perto dos 10 ME de movimento, porque os concorrentes vão estar por cá”.
“É um momento único para Portugal ter uma coisa destas. Ter cá um Campeonato do Mundo é muito bom, mas ter estas quatro provas é belíssimo, é uma coisa do outro mundo”, afirma o responsável, citado pela agência Lusa.
“O que implica também que temos de ter um apoio, especialmente da hotelaria, porque alojar tanta gente é sempre uma dificuldade, especialmente pessoas com cães, sendo que, habitualmente os cães não são aceites nos hotéis”, acrescentou.
O evento desportivo inicia-se com o Mundial de Agilty, de 09 a 13 de julho, com cerca de 1.100 participantes, prossegue com o Open Europeu, entre os dias 16 a 20, com previsão de 700 participantes, e finalizará com o mundial de Border Collies, de 23 a 27, também com cerca de 700 equipas participantes.