AIMA pretende contratar mais 450 funcionários

AIMA pretende contratar mais 450 funcionários


O organismo conta, neste momento, com 674 funcionários, mais 2% do que em outubro de 2023, quando foi criada a instituição.  


O presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Pedro Portugal Gaspar, afirmou esta quarta-feira que pretende contratar 450 funcionários nos próximos meses, 300 dos quais a termo certo até três anos.  

O responsável, que falava na audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, refere que o organismo conta, neste momento, com 674 funcionários, mais 2% do que em outubro de 2023, quando foi criada a instituição.  

Contudo, prevendo também o fim da Estrutura de Missão da AIMA – uma unidade provisória que serve para regularizar os processos pendentes que é extinta até final do semestre, o responsável prevê reforçar a equipa em cerca de 150 funcionários, com contratos sem termo, vindos de bolsas da função pública e de outros serviços. 

“Tudo somado dará no fundo qualquer coisa como 450 trabalhadores”, disse Pedro Gaspar, em declarações aos jornalistas, acrescentando que “é um reforço muito significativo”.