O primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou esta segunda-feira Pinto da Costa como um “exemplo de personalidade” para a sociedade portuguesa.
“Goje, em nome do Governo, creio que posso dizer que é com exemplos de personalidades como esta que podemos captar, na nossa sociedade, bons atletas, bons treinadores e bons dirigentes”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, à chegada à Igreja das Antas, no Porto.
“Era uma personalidade forte, não deixava ninguém indiferente. Era um homem culto, um homem que aqui ou ali criava alguma fricção, mas independentemente das preferências clubísticas que a sociedade portuguesa manifesta, e são salutares, a verdade é que acho que de forma geral todos o respeitam, o seu desempenho, a sua caminhada”, disse ainda.
“O FC Porto é conhecido em todo o mundo por ser uma fábrica de campeões, de valores desportivos, quer nos escalões de formação, equipas sénior, equipas femininas, ter não só bons desempenhos como boas equipas técnicas, dirigentes”, continuou Montenegro, acrescentando que este facto se deve “uma cultura que foi implementada ao longo de mais de 100 anos de história, muito alavancada nos últimos 50 anos por uma liderança muito forte, muito vincada, e que acabou por ser evidenciada como a que, no mundo inteiro, acabou com mais títulos”.