Pedro Nuno Santos diz que arquivamento de caso contra Medina “são boas notícias”

Pedro Nuno Santos diz que arquivamento de caso contra Medina “são boas notícias”


Líder do PS defende uma reflexão sobre a celeridade da justiça, “porque obviamente estes processos têm impacto na vida das pessoas e se há pessoas que têm envolvimento, há [outras] pessoas que não têm”.


O secretário-geral do PS disse, esta terça-feira, que o arquivamento do processo de Fernando Medina, no âmbito da operação Tutti Frutti, é uma “boa notícia”.

“Obviamente que são notícias boas. A notícia má é que as pessoas que tiveram o seu nome na praça pública envolvido neste caso, tivessem de esperar oito ou nove anos – não me quero enganar – pelo arquivamento do processo”, afirmou, à margem  de uma visita ao Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa

“Isso sim é preocupante”, continuou Pedro Nuno Santos desafiando a uma reflexão sobre a celeridade da justiça, “porque obviamente estes processos têm impacto na vida das pessoas e se há pessoas que têm envolvimento, há [outras] pessoas que não têm”.

“Por isso é que os processos têm de ser mais céleres para protegermos a nossa democracia, o nosso Estado de direito democrático. Portanto, a notícia boa é a do arquivamento, a notícia má é do tempo que demorou até ao arquivamento”, acrescentou.

Questionado sobre um eventual protagonismo futuro no partido de Fernando Medina ou do ex-ministro do Ambiente Duarte Cordeiro, cujo nome chegou a ser investigado, mas sem a condição de arguido, o líder do PS respondeu que ambos “não tiveram em nenhum momento os seus direitos de intervenção política e cidadã coartados”.

“Portanto, continuam obviamente na plenitude das possibilidades de intervir politicamente no país e o país bem precisa deles”, acrescentou.