A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira de manhã, o ex-procurador Orlando Figueira.
“A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, localizou e deteve o ex-procurador Orlando Figueira, condenado, em dezembro de 2018, pelo Juízo Central Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, a uma pena de prisão efetiva de seis anos e oito meses pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documento”, lê-se numa nota, enviada às redações.
A PJ adianta que o mandado de condução ao Estabelecimento Prisional de Évora, emitido na passada segunda-feira, foi cumprido pela PJ por determinação do Juízo Central Criminal de Lisboa.
“As diversas instâncias judiciais deram como provado que Orlando Figueira recebeu mais de 760 mil euros do ex-vice presidente de Angola, Manuel Vicente, em troca de benefícios nos processos que visavam este último no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)”, diz ainda a nota da PJ.
Recorde-se que o magistrado foi condenado em dezembro de 2018 a uma pena de prisão efetiva de seis anos e oito meses por corrupção, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documento, na sequência da Operação Fizz.