Portugal conquistou seis medalhas no Mundial de canoagem

Portugal conquistou seis medalhas no Mundial de canoagem


Foi um fim de semana em grande para Fernando Pimenta, Teresa Portela, Francisca Laia e Messias Baptista, que sempre que iam para a água “pescavam” uma medalha.


Portugal conquistou seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze, no Mundial de canoagem de velocidade – distâncias não olímpicas, que se realizou na longínqua Samarcanda, no Uzbequistão. Foi um fim de semana em grande para Fernando Pimenta, Teresa Portela, Francisca Laia e Messias Baptista, que sempre que iam para a água “pescavam” uma medalha. Apenas a seleção neutra, formada por atletas russos e bielorrussos, e a Hungria conseguiram mais medalhas. Importa salientar que estes resultados foram conseguidos com embarcações produzidas em Portugal pelo fabricante Nelo. Portugal começou bem ao vencer a final K2 500 m misto com Messias Baptista e Teresa Portela. Foi um sprint emocionante para chegar ao título mundial, a dupla portuguesa terminou com uma décima de segundo de vantagem sobre a equipa de Atletas Neutros Individuais. A segunda medalha de ouro foi conquistada por Messias Baptista na prova K1 200 m. A partida não foi famosa, mas conseguiu uma reviravolta impressionante e venceu à justa o polaco Jakub Stepun “esta é a distância que mais gosto. Posso dizer que sou o mais rápido do mundo”, disse Baptista.

Fernando Pimenta conquistou duas medalhas de prata em K1 500 e K1 5.000 m nas competições individuais. “É bom voltar às competições e aos pódios internacionais. O domingo foi um dia duro, mas produtivo, com boas sensações e boa prestações. A época ainda não acabou”, frisou o vice-campeão do mundo, que prepara já novas conquistas. Os feitos dos canoístas portugueses estenderam-se à categoria K4 misto 500 m onde Teresa Portela/Fernando Pimenta/Messias Baptista/Francisca Laia terminaram em terceiro lugar.