O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse, esta terça-feira, ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que é a favor de um fim “rápido” do conflito na Ucrânia.
Desde o início do conflito na Ucrânia, que a Índia tem mantido um contacto próximo com a Rússia, e, ao mesmo tempo, tem realizado parcerias de segurança mais estreitas com os países ocidentais para combater a rival regional China.
Nova Deli nunca condenou, explicitamente, a invasão da Ucrânia pela Rússia, tendo, em contrapartida, convidado ambas as partes do conflito a resolverem as diferenças por meio do diálogo.
Modi afirmou, numa mensagem publicada nas redes sociais, ter “trocado opiniões sobre o conflito Rússia-Ucrânia” com Putin e compartilhado a suas “impressões com ele durante (sua) recente visita à Ucrânia”, acrescentando que sublinhou ” o firme compromisso da Índia de apoiar uma resolução rápida, duradoura e pacífica do conflito”.
Em comunicado, a Presidência russa também informou sobre a troca de palavras entre os dois líderes, escrevendo que: ““Narendra Modi compartilhou a recente visita a Kiev, destacando o seu interesse em contribuir para uma possível resolução política e diplomática da situação na Ucrânia”, disse a presidência russa em comunicado.
Durante a visita a Kiev na última sexta-feira, Modi disse ao presidente Zelensky que “nenhum problema deve ser resolvido no campo de batalha”.