Cabo Verde. Parceria de referência para Espanha

Cabo Verde. Parceria de referência para Espanha


Governo espanhol lançou em 2021 o plano ‘Foco África 2023’, com o qual tenta um ponto viragem com África


Espanha considera Cabo Verde um «parceiro de referência»  em África devido à estabilidade democrática e proximidade com as Canárias. A afirmação surge no contexto da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol à Praia.

A viagem acontece dois meses depois de uma visita a Espanha do Presidente de Cabo Verde, que disse na altura esperar um reforço das relações bilaterais e revelou que o Governo de Madrid e os países da África Ocidental preparam uma cimeira para abordar temas como a segurança no Golfo da Guiné, migrações e apoio ao desenvolvimento da região.

«Cabo Verde é um parceiro de referência para Espanha nesta região de África em matéria de governação, Estado de direito e democracia, e ocupa um lugar estratégico por causa da sua posição em África e a sua proximidade com as ilhas Canárias, o que o converte num ator chave para a segurança e a estabilidade marítima», afirma o Governo espanhol em comunicado.

Segundo o Executivo de Madrid, esta viagem visa «reforçar o compromisso de Espanha com África» e enquadra-se na «aposta de Espanha pelo desenvolvimento da África subsaariana e o Sahel».

A deslocação é também um compromisso de Espanha com «o futuro económico» de Cabo Verde «e as reformas desenhadas para favorecer a implantação da economia azul e aumentar a segurança», acrescenta.

Primeiro cliente

Espanha é o primeiro cliente e o segundo fornecedor de Cabo Verde dentro da União Europeia, além de ser o terceiro destino dos investimentos espanhóis na África subsaariana, com destaque para os setores da pesca e do turismo.

«E deseja continuar a ser um parceiro económico estratégico» de Cabo Verde, sublinhou o Executivo espanhol.  Segundo o mesmo comunicado, a cooperação espanhola com Cabo Verde prevê mais de 10 milhões de euros para o período 2021-2024.

O Governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, apresentou em 2021 o plano «Foco África 2023», com o qual tenta marcar um ponto de viragem nas relações com o continente africano e diversificar a sua influência diplomática fora da Europa, centrada na América Latina e no norte de África