SCML. Governo nomeia restantes membros da mesa

SCML. Governo nomeia restantes membros da mesa


Antes, a 20 de maio, já tinha tomado posse Paulo Duarte Sousa, nomeado pela ministra Rosário Palma Ramalho como novo provedor, sucedendo a Ana Jorge no cargo


A Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) fica completa na segunda-feira, com a nomeação de uma nova vice-provedora e quatro vogais. O anúncio foi feito este domingo pelo Governo. 

O Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social informa em comunicado que “nomeou por despacho a vice-provedora e quatro vogais” para completar a mesa, respetivamente Rita Prates, David Lopes, Ângela Guerra, André Brandão de Almeida e Luís Carvalho e Rego.

Antes, a 20 de maio, já tinha tomado posse Paulo Duarte Sousa, nomeado pela ministra Rosário Palma Ramalho como novo provedor, sucedendo a Ana Jorge no cargo.

A cerimónia de posse decorre na Sala de Extrações da SCML, na segunda-feira, dia 3 de junho, pelas 10h30.

Rita Prates é advogada e fundadora da Associação VilaComVida — A Mais Valia na diferença, que promove a inclusão de pessoas com deficiência.

Na tomada de posse, o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disse conhecer os desafios que a instituição enfrenta, referindo-se aos problemas financeiros herdados, e comprometeu-se com uma “gestão mais transparente”

A mudança na gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acontece num momento de grande turbulência e instabilidade na instituição, com a provedora Ana Jorge exonerada antes de completar um ano à frente do organismo, acusada pelo atual governo de “atuações gravemente negligentes” que afetaram a gestão da Santa Casa.

Escolhida pelo anterior governo, Ana Jorge herdou uma instituição com graves dificuldades financeiras, depois dos anos de pandemia e de um processo de internacionalização dos jogos sociais, levado a cabo pela administração do provedor Edmundo Martinho, que poderá ter causado prejuízos na ordem dos 50 milhões de euros.