Infarmed alerta para riscos de medicamentos com pseudoefedrina para hipertensos e doentes renais

Infarmed alerta para riscos de medicamentos com pseudoefedrina para hipertensos e doentes renais


Substância usada em medicamentos para aliviar sintomas de constipação, gripe ou rinite, como Actifed ou Sinutab II.


O Infarmed recomenda aos doentes com hipertensão e doença renal para não tomarem medicamentos com pseudoefedrina.

Os medicamentos em causa são usados para aliviar os sintomas de constipação e gripe, como dores de cabeça, febre e dor, rinite alérgica ou rinite vasomotora.

A recomendação consta da circular “Medicamentos contendo Pseudoefedrina: Novas medidas para minimizar o risco de efeitos indesejáveis graves”, publicada no site do Infarmed.

A autoridade sublinha que estes medicamentos podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome de encefalopatia posterior reversível (SEPR) e da síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR).

O Infarmed elenca os medicamentos com pseudoefedrina que devem ser evitados por doentes com hipertensão ou doença renal, nomeadamente: Actifed, comprimido; Actifed, xarope; Aerinaze, comprimido de libertação modificada; Aspirina Complex, granulado para suspensão oral; Cegrinaso, comprimido revestido por película; Claridon, comprimido de libertação modificada; Dinaxil, comprimido; Grinhals, comprimido revestido por película; Holsigrip, comprimido; Sinutab II, comprimido.