Queda de aeronave em Ponte de Sor pode ter sido provocada por problemas no motor

Queda de aeronave em Ponte de Sor pode ter sido provocada por problemas no motor


“As evidências sugerem que o motor não estava a debitar potência no momento do impacto com o solo”, segundo nota do GPIAAF.


A queda da segunda aeronave no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, que causou um morto e um ferido grave, na sexta-feira passada, poderá ter sido provocada por "problemas de funcionamento" do motor, segundo uma nota do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

A aeronave Reims Cessna F150J descolou do aeródromo pelas 14 horas para um voo de instrução com duas pessoas a bordo, instrutor e aluno, confirmou aquele organismo, que adiantou ainda que durante a primeira parte do voo não houve “qualquer reporte” de anomalias ou dificuldades técnicas.

No entanto, no último circuito de treino, o motor da aeronave "evidenciou problemas de funcionamento, recuperando logo de seguida para rotações de potência de descolagem e, em sequência, terá perdido a potência por completo".

"As evidências sugerem que o motor não estava a debitar potência no momento do impacto com o solo", acrescenta o GPIAAF, que irá, após a conclusão da investigação, publicar o relatório final.