João Canijo premiado em Festival de Cinema de Las Palmas em Espanha

João Canijo premiado em Festival de Cinema de Las Palmas em Espanha


João Canijo tem esta dupla premiação uma semana depois de ter recebido o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema do Uruguai. O filme “Mal Viver” já tinha vencido, no final de fevereiro, o Urso de Prata, prémio do júri, no Festival de Berlim.


O realizador português João Canijo venceu esta segunda-feira o Grande Prémio e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha, pelo díptico de filmes "Mal Viver" e "Viver Mal".

Para o júri oficial da competição, a obra destacou-se "pela sua profundidade e intensidade, sobretudo a nível da realização cinematográfica", mostrando que João Canijo é "um cineasta experimentado, mas incansavelmente ambicioso".

João Canijo tem a dupla premiação uma semana depois de ter recebido o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema do Uruguai. O filme "Mal Viver" já tinha vencido, no final de fevereiro, o Urso de Prata, prémio do júri, no Festival de Berlim.

"Mal Viver" centra-se numa família de mulheres de diferentes gerações, que gerem um hotel, e "que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar", lê-se na sinopse.

"Viver Mal" segue em paralelo e foca-se nos hóspedes que passam pelo hotel.

O elenco conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Nuno Lopes, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral e os filmes chegam aos cinemas portugueses no dia 11 de maio, tendo antestreias marcadas para 29 de abril, no festival IndieLisboa, e a 07 de maio no Batalha Centro de Cinema, no Porto.

Na secção de curtas-metragens, o júri atribuiu uma menção especial ao filme "Azul", entre a ficção e o documentário, de Ágata de Pinho.

O 22º. Festival de Cinema de Las Palmas de Gran Canária termina no domingo.