PSP apreende 35 armas em operação coordenada pela Europol

PSP apreende 35 armas em operação coordenada pela Europol


Foco da operação internacional esteve na apreensão de armas de alarme, facilmente convertíveis em armas de fogo.


A PSP apreendeu 35 armas e 385 munições de alarme, no âmbito de uma operação internacional de combate às armas ilegais coordenada pela Europol.

Cerca de 90 agentes do Departamento de Armas e Explosivos e Núcleos de Armas e Explosivos dos Comandos da PSP participaram na "Operação Conversus", que decorreu em 31 países europeus e levou à detenção de 22 pessoas.

"A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas, sendo assegurada em Portugal por intermédio da Direção Nacional da PSP/Departamento de Armas e Explosivos", lê-se no comunicado da PSP, que explicou que o foco esteve na apreensão de armas de alarme, facilmente convertíveis em armas de fogo.

A operação foi liderada por Roménia e Bulgária e traduziu-se ainda em 143 buscas domiciliárias e na apreensão de um total de 1.621 armas (129 armas de fogo e 1.492 armas de alarme e de sinalização não convertidas e convertidas), 24.735 balas de munições não convertidas, convertidas e vivas, seis granadas, 276 quilos de dinamite, 299 detonadores e mais de 21 quilos de pólvora de arma.

Além de Portugal, esta operação contou também com a participação de: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Roménia, Suécia, Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido.