A Seleção Inglesa de futebol feminino respondeu às preocupações das atletas quanto a competir durante a menstruação, alterando a cor dos calções, tradicionalmente brancos, para azul.
A medida foi adotada no seguimento da preocupação e incómodo que as futebolistas manifestaram no último Europeu.
A Federação de Futebol explicou, em comunicado, que quer que as “jogadoras sintam que têm o nosso apoio”, pedindo apoio aos “organizadores de torneios internacionais que levem isso em consideração e permitam mais flexibilidade nas combinações de equipamentos”.
No último Europeu, conquistado, pela primeira vez, pelas inglesas, em pleno Estádio de Wembley, as algumas atletas jogaram com o período, o que levou a federação a agir, passando a equipa a jogar com calções azuis.
Em Inglaterra, o Manchester City, o West Bromwich Albion e o Swansea já tinham tomado a opção de mudar os seus equipamentos tradicionais para responder aos pedidos das futebolistas.
O novo equipamento vai ser usado já na sexta-feira na Finalíssima, que vai opor, em Wembley, a Inglaterra ao Brasil, respetivamente campeãs da Europa e da América do Sul.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">🏴 Our England family 🏴<br><br>The new <a href="https://twitter.com/nikefootball?ref_src=twsrc%5Etfw">@Nikefootball</a> England Women's kit. <br><br>✨ Available 5 June ✨</p>— Lionesses (@Lionesses) <a href="https://twitter.com/Lionesses/status/1642753797087989760?ref_src=twsrc%5Etfw">April 3, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>