Linha de aconselhamento psicológico do SNS atendeu mais de 210 mil chamadas

Linha de aconselhamento psicológico do SNS atendeu mais de 210 mil chamadas


Maior parte das chamadas estão relacionadas com problemas e sintomatologia “associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”. 14.000 foram de profissionais de saúde.  


Em três anos, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 210.000 chamadas – 14.000 foram de profissionais de saúde.  

“Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários. Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3.400 chamadas”, diz um comunicado, enviado às redações, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que explica que a maior parte das chamadas estão relacionadas com problemas e sintomatologia “associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise” 

Caso o psicólogo perceba que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, “a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”. Além disso, diz ainda a mesma nota, “o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”. 

“A Linha é um bom exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os cidadãos podem contar, todos os dias da semana, com este serviço do SNS 24, uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio em momentos mais difíceis para os portugueses e residentes no nosso país”, conclui.