Os serviços de segurança russos (FSB) afirmaram este domingo ter havido "aumento considerável" de ataques levados a cabo pelas tropas ucranianas em territórios fonteiriços.
"Desde o início de outubro, o número de ataques de formações armadas ucranianas contra os territórios fronteiriços da Rússia aumentou significativamente", diz um comunicado do FSB, também responsável pelo controlo de fronteiras. Os ataques, diz ainda a mesma publicação, aconteceram principalmente na região de Belgorod, que faz fronteira com Kharkiv, na Ucrânia.
"Na última semana, foram registados mais de 100 bombardeamentos de 32 localidades, com recurso a múltiplos sistemas de lança-foguetes, artilharia, morteiros e drones", avançou o FSB, acrescentando que "um residente foi morto e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança".
Os bombardeamentos destruíram ainda duas centrais elétricas, onze edifícios residenciais e dois administrativos, juntando-se a oito postos de controlo fronteiriços, que ficaram danificados.